quinta-feira, 2 de junho de 2016

A ROTINA ATRAVÉS DA LINHA DO TEMPO


A ROTINA ATRAVÉS DA LINHA DO TEMPO

A prática da rotina através da linha do tempo, na educação infantil, além de organizar o trabalho pedagógico colabora, decisivamente, para o desenvolvimento da criança pequena; por este motivo, é extremamente importante que você conheça um pouco mais sobre esta prática de planejamento do trabalho pedagógico que pode ajudar no momento do estágio de campo e também no dia a dia do seu ofício na sala de aula.




 

De acordo com Barbosa (2006), “rotina é uma categoria pedagógica em que os responsáveis pela educação infantil estruturam para, a partir dela, desenvolver o trabalho cotidiano nas instituições de educação infantil” (p. 35).





Neste sentido, a rotina através da linha do tempo funciona como um elemento que organiza o dia a dia do professor na sala de aula, em especial na CEI e na EMEI. Para tanto, ele precisa ficar atento a algumas necessidades essenciais que, embora variem de criança para criança, devem sustentar a elaboração de uma rotina que seja funcional, tais como: biológicas, de alimentação, de higiene, afetivas, cognitivas, sensório-motoras, interpessoais etc.





As rotinas são um dos elementos integrantes das práticas pedagógicas e didáticas que são previamente pensadas, planejadas e reguladas, com o objetivo de ordenar e operacionalizar o cotidiano da instituição e constituir a subjetividade de seus integrantes (BARBOSA, 2006, p.39).

A rotina, na Educação Infantil, é um espaço para a realização cotidiana de atividades essenciais ao desenvolvimento da criança; mas, também, ela permite o inesperado, incentivando os momentos de criação, inovação, descoberta, autonomia.  

Na palavra rotina está implícita uma noção de espaço e de tempo: de espaço, uma vez que a rotina trata de uma rota de deslocamentos espaciais previamente conhecida, como são os caminhos, as rotas, e de tempo, por tratar-se de uma sequencia que ocorre com determinada frequência temporal (Idem, 2006, p. 45).

As formas de organização das atividades, horários, tempos e espaços variam de acordo com a escola e sua proposta educativa; assim, também, a rotina sofre influências culturais e sociais que interferem diretamente nos modos de ensinar e de conduzir a formação dos pequenos sujeitos em desenvolvimento.

 

O modo de funcionamento da escola – CEI ou EMEI – vai interferir na duração das atividades previstas na rotina, assim como a estrutura física e o material didático-pedagógico disponíveis influenciarão nos tipos de atividades que podem, ou não, ser desenvolvidas pelas crianças.
Se a escola tem um espaço para as crianças brincarem, como um parquinho, por exemplo, esta atividade deve estar prevista na rotina – hora do parquinho. Caso o parque não exista na escola, uma outra alternativa de atividade pode ser inserida, como, por exemplo – a hora da brincadeira, que pode ser elaborada e executada na própria sala de aula ou em qualquer outro espaço em que haja espaço suficiente para tal.




Por sua vez toda rotina é pensada especificamente para a escola e, em especial, para aquele grupo de crianças, suas necessidades e interesses. Assim como o planejamento de aulas, a rotina permite mudanças, adequações e adaptações sempre que estas se fizerem necessárias.

Principais aspectos que devem ser contemplados na programação da rotina diária:

  • Atividades coletivas – entrada, saída, recreio, festas da escola;parque
  • Cuidado físico – higiene, alimentação, eventuais cuidados de saúde na escola;
  • Atividades diretamente coordenadas pelo professor – rodas de conversa e de historia, oficinas, visitas, experimentos, atividades diversificadas;
  • Atividades livres – as que se realizam no horário das brincadeiras não dirigidas pelo professor.
    (Fonte: BARBOSA, 2006, p. 108)

 


A rotina através da linha do tempo ajuda a criança a situar-se no tempo e no espaço, conhecendo as atividades que são praticadas fora da escola, sua funcionalidade e seu significado. Na vivência das experiências coletivas, previstas na rotina, a criança descobre novos modos de ser e também de realizar atividades que fazem parte do dia a dia.

 

 

 

 

 

                                                                                                                                

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