A ROTINA
ATRAVÉS DA LINHA DO TEMPO
A prática da rotina através da linha do tempo,
na educação infantil, além de organizar o trabalho pedagógico colabora,
decisivamente, para o desenvolvimento da criança pequena; por este motivo, é
extremamente importante que você conheça um pouco mais sobre esta prática de
planejamento do trabalho pedagógico que pode ajudar no momento do estágio
de campo e também no dia a dia do seu ofício na sala de aula.
De acordo com Barbosa (2006), “rotina é uma
categoria pedagógica em que os responsáveis pela educação infantil
estruturam para, a partir dela, desenvolver o trabalho cotidiano nas
instituições de educação infantil” (p. 35).
Neste sentido, a rotina através da linha do tempo funciona como um elemento que organiza o dia a dia do professor na sala de aula, em especial na CEI e na EMEI. Para tanto, ele precisa ficar atento a algumas necessidades essenciais que, embora variem de criança para criança, devem sustentar a elaboração de uma rotina que seja funcional, tais como: biológicas, de alimentação, de higiene, afetivas, cognitivas, sensório-motoras, interpessoais etc.
As rotinas são um dos elementos integrantes das
práticas pedagógicas e didáticas que são previamente pensadas, planejadas e
reguladas, com o objetivo de ordenar e operacionalizar o cotidiano da
instituição e constituir a subjetividade de seus integrantes (BARBOSA, 2006,
p.39).
A rotina, na Educação Infantil, é um espaço para
a realização cotidiana de atividades essenciais ao desenvolvimento da criança;
mas, também, ela permite o inesperado, incentivando os momentos de
criação, inovação, descoberta, autonomia.
Na palavra rotina está implícita uma noção de
espaço e de tempo: de espaço, uma vez que a rotina trata de uma rota de
deslocamentos espaciais previamente conhecida, como são os caminhos, as rotas,
e de tempo, por tratar-se de uma sequencia que ocorre com determinada
frequência temporal (Idem, 2006, p. 45).
As formas de organização das atividades, horários,
tempos e espaços variam de acordo com a escola e sua proposta educativa;
assim, também, a rotina sofre influências culturais e sociais que interferem
diretamente nos modos de ensinar e de conduzir a formação dos pequenos sujeitos
em desenvolvimento.
O modo de funcionamento da escola – CEI ou EMEI –
vai interferir na duração das atividades previstas na rotina, assim como a
estrutura física e o material didático-pedagógico disponíveis influenciarão nos
tipos de atividades que podem, ou não, ser desenvolvidas pelas crianças.
Se a escola tem um espaço para as crianças brincarem, como um parquinho, por exemplo, esta atividade deve estar prevista na rotina – hora do parquinho. Caso o parque não exista na escola, uma outra alternativa de atividade pode ser inserida, como, por exemplo – a hora da brincadeira, que pode ser elaborada e executada na própria sala de aula ou em qualquer outro espaço em que haja espaço suficiente para tal.
Se a escola tem um espaço para as crianças brincarem, como um parquinho, por exemplo, esta atividade deve estar prevista na rotina – hora do parquinho. Caso o parque não exista na escola, uma outra alternativa de atividade pode ser inserida, como, por exemplo – a hora da brincadeira, que pode ser elaborada e executada na própria sala de aula ou em qualquer outro espaço em que haja espaço suficiente para tal.
Por sua vez toda rotina é pensada especificamente
para a escola e, em especial, para aquele grupo de crianças, suas necessidades
e interesses. Assim como o planejamento de aulas, a rotina permite mudanças,
adequações e adaptações sempre que estas se fizerem necessárias.
Principais aspectos que devem ser contemplados
na programação da rotina diária:
- Atividades coletivas – entrada, saída, recreio, festas da escola;parque
- Cuidado físico – higiene, alimentação, eventuais cuidados de
saúde na escola;
- Atividades diretamente coordenadas pelo
professor – rodas de conversa e de historia, oficinas,
visitas, experimentos, atividades diversificadas;
- Atividades livres – as que se realizam no horário das
brincadeiras não dirigidas pelo professor.
(Fonte: BARBOSA, 2006, p. 108)
A rotina através da linha do tempo ajuda a criança a situar-se no tempo e no espaço, conhecendo as atividades que são praticadas fora da escola, sua funcionalidade e seu significado. Na vivência das experiências coletivas, previstas na rotina, a criança descobre novos modos de ser e também de realizar atividades que fazem parte do dia a dia.
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