terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

PROJETO CARNAVAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Agradeço à Karla Wanessa e seu blog muito criativo.

PROJETO CARNAVAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

TEMA: Dançando com a alegria do carnaval

 

PERÍODO: De 24/02/2014 à 28/02/2014

 

OBJETIVO GERAL: Promover atividades lúdicas que estimulem a compreensão da Festa do Carnaval como cultura, estimulando a socialização e desenvolvimento dos alunos.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: - Trabalhar o tema através da ludicidade, utilizando a música e dança;

- Explorar a criatividade utilizando materiais diversos;

- Despertar na criança a participação através do seu imaginário, sua criatividade, sua liberdade para galgar sua interação e descontração estimulando o seu processo de ensino aprendizagem;

- Desenvolver sua linguagem oral e escrita e seu raciocínio motor e físico.

 

JUSTIFICATIVA:

Como os alunos ainda estão em fase de conhecimento da Unidade Escolar, o Projeto tem tudo para estabelecer uma maior integração não só entre os alunos da sala de aula em que os mesmos se encontram, mas também das demais turmas, proporcionando novos intercâmbios entre todos.

 

ATIVIDADES DO PROJETO: Eixos a serem trabalhados

 

Linguagem Oral e Escrita:

 

 

- Ouvir e reproduzir marchinhas de carnaval;

- Identificar imagens que representam o carnaval;

 

Matemática:

 

- Comparação de objetos, identificando as semelhanças e diferenças entre eles observando espessura (grosso-fino), tamanho (grande-pequeno) e formato (circular–quadricular).

 

Natureza e Sociedade:

 

- “Seu Mestre Mandou”, sugerindo posições para fazerem: ficarem sentados, ficarem em pé, de joelhos, deitados, engatinhar pela sala (sem derrubar o mobiliário.);

 

Música e Artes Visuais:

 

- Pintura facial de máscaras no rosto com tintas(quem achar interessante fazer)

- Confecção de máscaras usando diversos materiais, tais como: papel laminado, lantejoulas, purpurina, cola plástica colorida, bolinhas de papel crepom, canetas coloridas através do recorte, colagem, pintura e desenho com guache, giz de cera e lápis de cores etc.

- Realização de um baile de máscaras de carnaval ao som de marchinhas e expressão corporal.

 

Movimento: SUGESTÃO DE BRINCADEIRAS(Escolher uma delas para compartilharmos no momento de troca de experiências)

 

- PÁRA A BOLA: em circulo, as crianças ficarão sentadas e ao som da música a bola será passada, quando a música parar, quem estiver com a bola na mão deverá pagar uma prenda.

 

- CORRIDA DOS ANIMAIS: marcar com giz de quadro linhas de saída e de chegada. Dado um sinal, as crianças deverão atravessar a caminho delimitado, da forma como o animal se locomove.

 

- ARRANJE UM PAR: de mãos dadas, formar pares com exceção de um participante que fique sozinho. Correr aos pares, e a um sinal combinado, largar às mãos e procurar outro par. A criança que está sozinha deverá aproveitar e arrumar outro par.

 

- SIGA O CHEFE: formar duas fileiras, onde as crianças dançarão e andarão em fileira. O primeiro criará um movimento e ao som combinado, quem está em primeiro lugar passa a ser o último lugar e este cria um novo movimento que, todos deverão imitar.

 

- DANÇA DA CADEIRA: Faz-se uma roda de cadeiras e outra de pessoas. Sendo que o número de cadeiras deve ser sempre um a menos. Toca-se uma música animada. Quando a música parar, todos devem sentar em alguma cadeira. Quem não conseguir sentar, é eliminado e tira-se mais uma cadeira. Ganha quem sentar na última cadeira.

 

- CORRE COTIA: As crianças formam uma roda e sentam no chão, menos uma.. A criança que sobrou corre pelo lado de fora da roda com o lenço na mão, ao ritmo da ciranda:

Corre cotia | Na casa da tia  | Corre cipó  |  Na casa da avó  |  Lencinho na mão  | Caiu no chão  |  Moça(o) bonita(o) do meu coração  |  Criança: Posso jogar?  |  Roda: Pode!  | Criança: Ninguém vai olhar?  |  Roda: Não!

 

Neste momento, as crianças da roda abaixam a cabeça e tapam os olhos com as mãos. A criança que está fora da roda deixa cair o lencinho atrás de alguma outra que esteja sentada, pegador. O lugar vazio da roda é o pique. Quem perder fica fora da roda (ou dentro) e a brincadeira recomeça.

 

AVALIAÇÃO: A avaliação será continua levando-se em conta a evolução, participação, atenção e envolvimento com as atividades realizadas durante o período do projeto.

 

2 comentários:

Unknown disse...

Adorei..Parabéns a toda equipe!!!

Unknown disse...

Parabéns!!!