“Quando você me pergunta o que fiz na escola hoje ,
E eu digo: -Eu brinquei.
Por favor não me entenda mal,
Por enquanto eu brinco, estou aprendendo.
Hoje eu sou uma criança e meu trabalho é brincar.”
(Anita Wadley)
“Meu filho só vai pra creche para
brincar.” Quantas vezes ouvimos pais e familiares repetindo esta frase?
Inúmeras vezes. A crença de que a creche e/ou a escola de Educação Infantil “só
serve” para a criança brincar é algo que já dura há um certo tempo. Não fosse
pela conotação e caráter “banal” desta frase, não haveria mal algum, até porque
consideramos a brincadeira como algo sério e que precisa ser levado em
consideração quando se trata de um desenvolvimento infantil saudável.
A princípio podemos levantar dez razões pelas quais consideramos a
importância da brincadeira no desenvolvimento infantil:
1- Ao brincar, a criança aprende sobre
si mesma e sobre o mundo que a cerca, portanto, a brincadeira é um elemento que
contribui para a construção da identidade e na formação social e cultural do
indivíduo;
2- A brincadeira favorece a capacidade
de interação. Brincando, a criança aprende a lidar com o outro, respeitando
seus limites, aprende sobre diversidade;
3- Nas brincadeiras as crianças entram
em contato com regras e normas sociais, sendo assim são através das
brincadeiras que elas conhecem e aprendem determinados valores e comportamentos
culturais;
4- Ao brincar, a criança consegue
expressar, de forma muito mais espontânea, os seus sentimentos e emoções;
5- O desenvolvimento da linguagem oral,
da expressão corporal e comunicação ampliam-se através das brincadeiras;
6- A capacidade de imaginação, imitação,
observação e criatividade são aspectos desenvolvidos no ato de brincar;
7- Auto estima elevada e autoconfiança
são reforçadas nas brincadeiras;
8- A brincadeira oportuniza a
aprendizagem de conceitos e conhecimentos científicos de forma significativa e
rica, assim, a brincadeira desenvolve habilidades cognitivas;
9- Quando a criança brinca, ela consegue
compreender determinadas situações conflitantes e aprende a tomar decisões, a
resolver problemas;
10- A ludicidade que envolve a
brincadeira faz com que a criança desenvolva-se plenamente em diversos aspectos
(físico, emocional, psicológico e cognitivo) e cresça saudável e feliz;
Brincar de casinha, de supermercado,
de “motorista”, de salão de beleza, de consultório médico, de “escola”, de
lanchonete, de boneca/boneco, de carrinho, de bola, enfim, brincar é tão
importante para a criança quanto estudar, alimentar-se, dormir, porque é também
através da brincadeira que o seu intelecto, seu emocional e seu bem estar
físico caminharão juntos, pois como diz Carlos Drummond de Andrade: “Brincar
não é perder tempo, é ganhá-lo”.
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