A importância do lúdico
para a aprendizagem de crianças com necessidades especiais
No desenvolvimento deste
estudo, constatamos a importância de atividades lúdicas
para as crianças ditas
“normais” e para as
com necessidades educativas especiais, pois esta
mesma é formadora de
muitos conhecimentos, levando a criança a utilizar o imaginário e
outros sentidos para se
desenvolver ainda mais. É capaz de proporcionar condições adequadas
ao seu desenvolvimento
físico, motor, emocional, cognitivo, e social. O lúdico como antes já
citado é um estado de
profundidade, capaz de favorecer a imaginação.
Brincar é uma necessidade
básica da criança, muito importante, pois é no ato de
brincar que ela desenvolve
seus músculos, sua mente, sua sensibilidade e a coordenação
motora fato este crucial
para o educando com deficiência mental, física, dentre outras. Levá-los
a ter um desenvolvimento
maior em seu processo de aprendizagem, pois quando estão
envolvidos na brincadeira
eles esquecem toda suas diferenças, assim tornando-os mais
sociáveis com os demais
alunos, proporcionando para eles este momento de aprendizagem e
inclusão. “São lúdicas as atividades
que propiciam a experiência completa do momento,
associando o ato, o
pensamento e o sentimento.”
(MALUF, 2008,
p.1).
A atividade lúdica deve
ser utilizada para a formação de crianças com necessidades
especiais, pois é nas
series iniciais que as mesmas estão aprofundando as descobertas da vida,
é neste período que a
criança esta construindo sua própria identidade, sua estrutura física,
socioafetiva e
intelectual. Assim, esse se torna um momento próprio para desenvolver a
imaginação, pois a criança
se expressa, assimila conhecimentos e constrói a sua realidade.
O ensino de alunos com
necessidades especiais deve ser feito através de atividades
concretas, lúdicas,
diversificadas e funcionais, despertando o interesse e a imaginação. A
recreação é um elemento de
lazer, através do qual se viabiliza a possibilidade de interferir no
indivíduo, de maneira mais
equilibrada e mais em conformidade com as conquistas humanas.
As crianças especiais
apresentam níveis de desenvolvimento mais lentos, quando
comparados às ditas “normais”. Os pais e educadores têm
a função de estimulá-los por meio
de atividades lúdicas,
preparando-as para a aprendizagem de habilidades mais complexas.
O lúdico usado com alunos
especiais ajuda a desenvolver habilidades importantes para
que de maneira
independente possam explorar e exercitar suas próprias ações, enriquecendo
assim sua capacidade
normal e sua autoestima.
As atividades lúdicas
podem ser brincadeiras, algum jogo ou outra atividade que
permita a interação.
Porém, mais importante do que o tipo de atividade lúdica é a forma como
é desenvolvida e como será
vivenciada, e o porquê de estar sendo realizada. As crianças que
participam de atividades
lúdicas adquirem novos conhecimentos e desenvolvem habilidades
de forma natural e
agradável, o que gera interesse em aprender e garante o prazer.
Brincar é natural e faz
parte do desenvolvimento do ser humano. A arte de brincar é
uma forma encontrada pela
criança de assimilar, atuar e mudar, contribuindo para seu
desenvolvimento psíquico.
O lúdico é considerado prazeroso, devido a sua capacidade de
absorver o homem com
intensidade, criando entusiasmo. É este aspecto de envolvimento com
a emoção que a torna uma
atividade motivacional, capaz de gerar um estado de alegria e
muita emoção.
Assim, a criança encontra
o equilíbrio entre o real e o imaginário e tem a oportunidade
de se desenvolver de
maneira prazerosa. Segundo o Referencial Curricular da Educação
Infantil (BRASIL, 1998,
p.23):
Educar significa,
portanto, propiciar situações de cuidados, brincadeiras, e
aprendizagens orientadas
de forma integrada e que possam contribuir para o
desenvolvimento das
capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com
os outros em uma atitude
básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso, pelas
crianças, aos
conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural.
Por meio do lúdico, a
criança, vence dificuldades e modifica a realidade. Os jogos e
brincadeiras proporcionam
a liberação da fantasia e a transforma em uma grande fonte de
prazer. A ludicidade pode
ser utilizada como forma de sondar, introduzir os conteúdos de
ensino, fundamentados em
aspectos que podem levar o aluno a sentir satisfação em descobrir
um caminho interessante
para o aprendizado.
Em crianças com
necessidades especiais como deficientes mentais, cegos, surdos,
autistas, deficientes
físicos, dentre outros a ludicidade tem sido empregada para garantir a
socialização, a cooperação
do grupo e a participação coletiva.
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