terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

A importância do lúdico para a aprendizagem de crianças com necessidades especiais


A importância do lúdico para a aprendizagem de crianças com necessidades especiais

No desenvolvimento deste estudo, constatamos a importância de atividades lúdicas

para as crianças ditas “normais” e para as com necessidades educativas especiais, pois esta

mesma é formadora de muitos conhecimentos, levando a criança a utilizar o imaginário e

outros sentidos para se desenvolver ainda mais. É capaz de proporcionar condições adequadas

ao seu desenvolvimento físico, motor, emocional, cognitivo, e social. O lúdico como antes já

citado é um estado de profundidade, capaz de favorecer a imaginação.

Brincar é uma necessidade básica da criança, muito importante, pois é no ato de

brincar que ela desenvolve seus músculos, sua mente, sua sensibilidade e a coordenação

motora fato este crucial para o educando com deficiência mental, física, dentre outras. Levá-los

a ter um desenvolvimento maior em seu processo de aprendizagem, pois quando estão

envolvidos na brincadeira eles esquecem toda suas diferenças, assim tornando-os mais

sociáveis com os demais alunos, proporcionando para eles este momento de aprendizagem e

inclusão. São lúdicas as atividades que propiciam a experiência completa do momento,

associando o ato, o pensamento e o sentimento.” (MALUF, 2008, p.1).

A atividade lúdica deve ser utilizada para a formação de crianças com necessidades

especiais, pois é nas series iniciais que as mesmas estão aprofundando as descobertas da vida,

é neste período que a criança esta construindo sua própria identidade, sua estrutura física,

socioafetiva e intelectual. Assim, esse se torna um momento próprio para desenvolver a

imaginação, pois a criança se expressa, assimila conhecimentos e constrói a sua realidade.

O ensino de alunos com necessidades especiais deve ser feito através de atividades

concretas, lúdicas, diversificadas e funcionais, despertando o interesse e a imaginação. A

recreação é um elemento de lazer, através do qual se viabiliza a possibilidade de interferir no

indivíduo, de maneira mais equilibrada e mais em conformidade com as conquistas humanas.

As crianças especiais apresentam níveis de desenvolvimento mais lentos, quando

comparados às ditas “normais”. Os pais e educadores têm a função de estimulá-los por meio

de atividades lúdicas, preparando-as para a aprendizagem de habilidades mais complexas.

O lúdico usado com alunos especiais ajuda a desenvolver habilidades importantes para

que de maneira independente possam explorar e exercitar suas próprias ações, enriquecendo

assim sua capacidade normal e sua autoestima.

As atividades lúdicas podem ser brincadeiras, algum jogo ou outra atividade que

permita a interação. Porém, mais importante do que o tipo de atividade lúdica é a forma como

é desenvolvida e como será vivenciada, e o porquê de estar sendo realizada. As crianças que

participam de atividades lúdicas adquirem novos conhecimentos e desenvolvem habilidades

de forma natural e agradável, o que gera interesse em aprender e garante o prazer.

Brincar é natural e faz parte do desenvolvimento do ser humano. A arte de brincar é

uma forma encontrada pela criança de assimilar, atuar e mudar, contribuindo para seu

desenvolvimento psíquico. O lúdico é considerado prazeroso, devido a sua capacidade de

absorver o homem com intensidade, criando entusiasmo. É este aspecto de envolvimento com

a emoção que a torna uma atividade motivacional, capaz de gerar um estado de alegria e

muita emoção.

Assim, a criança encontra o equilíbrio entre o real e o imaginário e tem a oportunidade

de se desenvolver de maneira prazerosa. Segundo o Referencial Curricular da Educação

Infantil (BRASIL, 1998, p.23):

Educar significa, portanto, propiciar situações de cuidados, brincadeiras, e

aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o

desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com

os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso, pelas

crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural.

Por meio do lúdico, a criança, vence dificuldades e modifica a realidade. Os jogos e

brincadeiras proporcionam a liberação da fantasia e a transforma em uma grande fonte de

prazer. A ludicidade pode ser utilizada como forma de sondar, introduzir os conteúdos de

ensino, fundamentados em aspectos que podem levar o aluno a sentir satisfação em descobrir

um caminho interessante para o aprendizado.

Em crianças com necessidades especiais como deficientes mentais, cegos, surdos,

autistas, deficientes físicos, dentre outros a ludicidade tem sido empregada para garantir a

socialização, a cooperação do grupo e a participação coletiva.

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