A IMPORTÂNCIA DA RODA DE CONVERSA NA
EDUCAÇÃO INFANTIL
(EMEI DANTON CASTILHO)
A prática de se organizar em roda para
conversar traz inúmeros significados. A expressão por meio da linguagem oral de
sentimentos, ideias, valores estão presentes em todas elas. Mas, não podemos
afirmar que tenham as mesmas finalidades e aprendizagens.
Cada uma carrega características e
peculiaridades, e é importante que o professor saiba diferenciá-las para que
possa fazer a melhor escolha na hora de planejar.
È muito comum reunir as crianças
para informar sobre algo que está acontecendo na escola e que todos
precisam saber principalmente em período de festa. A informação pode levar a
pesquisa, a reflexão e ao conhecimento. Mas, pode ser meramente informação.
Em algumas situações se faz
necessário conversar com as crianças, sobre o como fazer algo; o passo-a-passo
de uma atividade(instruir). Este momento também é importante se queremos
garantir o produto final. Um bom exemplo prático é quando realizamos atividades
de culinária e mostramos as crianças o modo de fazer.
As crianças acompanham o professor
executando e em outras vezes participa fazendo segundo a instrução recebida. O
mesmo acontece quando reunimos a turma para demonstrar ou ensinar as regras de
um jogo.
Observem que a participação das
crianças nestes dois casos acima apresentados é muito mais como ouvinte e a
fala apenas para esclarecimento de dúvidas. A fala do professor é uma
característica bastante presente, pois, é ele quem disponibiliza as informações
e instruções. As crianças têm um papel maior como ouvinte ou de realizador.
Já as conversas informais são
comuns na rotina e contribuem para estabelecer afetividade no grupo, oferecendo
importantes elementos e informações para que o professor possa conhecer melhor
a sua turma e planejar novas situações a partir das necessidades e interesses
das crianças. Permite a livre expressão sem o compromisso sistemático
de avançar, esmiuçar e chegar ao conhecimento mais elaborado. Neste momento a
participação das crianças falando é maior e professor tem importante papel de
ouvinte atento e de mediador para que todos possam falar. A conversa fica mais
solta é muito comum as crianças falarem sobre assuntos diversos.
O momento da conversa que se destina
a investigação, entendemos investigação como busca, pesquisa, indagação
com a finalidade de saber algo ou de saber melhor algo, não é comum no
cotidiano escolar.
Este momento contribui para que as
crianças sejam capazes de construir conhecimentos importantes para o seu desenvolvimento.
Estimular para que aprendam a observar, perguntar, levantar hipóteses,
imaginar, pensar e buscar comprovação é possível na educação infantil.
O professor tem dificuldade em saber como mediar uma conversa
investigativa para que a num esforço conjunto possam esclarecer, esmiuçar com
maior profundidade ideias e conceitos sobre algo.
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