sexta-feira, 8 de julho de 2016

11 ideias para curtir as férias em família

11 ideias para curtir as férias em família

Está sem saber o que fazer com as crianças em casa? Então essa conversa é contigo. Já adiantamos: dá para se divertir com seus filhos sem gastar muito!

11 ideias para curtir as férias em família
As férias escolares estão aí e, com elas, sempre surge a questão: como aproveitar os dias livres das crianças? Afinal, você não quer que seus filhos fiquem entediados ou passem o verão todo aprontando...
Por isso, o melhor é garantir uma programação para todo mundo de casa curtir junto. Assim, as férias escolares vão ser inesquecíveis para a família toda.
E não é preciso gastar grandes fortunas para isso: a diversão está em coisas simples, só é preciso apreciar! Vamos curtir?
Um encontro do pets

Chame seu filho e todos seus amigos para um encontro diferente: além das crianças, os cãezinhos delas também estão convidados. Vai ser uma festa! Crianças e cachorros juntos são uma combinação perfeita. Só não se esqueça de ficar de olho, para evitar confusões.
Arte, arte e mais arte!

Que tal estimular o lado artítistico de todo mundo em casa? Você só precisa de tintas, papel grosso ou gesso. Aí é só reunir a família para criar. Vale até lançar desafios e ver o que cada um faz de diferente!
Colocar o corpo em movimento

O que não falta nas crianças é energia, então proponha algumas brincadeiras para que elas movimentem o corpo e gastem toda essa energia. Valem jogos com bola, pega-pega, bicicleta. Só depende de quantas pessoas estiverem dispostas a brincar.
Um belo mergulho

Uma combinação infalível é a soma de calor, água e crianças. Vale o que tiver: piscina, lago, bexiga com água ou até uma mangueira. O importante é todo mundo se refrescar e brincar muito. Ah! Claro que nadar pede atenção e cuidado dos pais, então fique de olho.
Sorvete para refrescar

Essa é simples: verão pede sorvete para aliviar o calor. Então sempre que faltar ideia do que fazer, leve todo mundo para tomar um sorvete. E se estiverem inspirados, por que não preparar o próprio sorvete? Existem várias receitas muito fáceis, inclusive bem saudáveis.
Ensaiando uns passos

Uma boa música pode render horas de diversão. O negócio é dar o play naqueles sons que os pequenos adoram e botar todo mundo para se mexer. Como animadora da turma, sua função é dançar junto e inventar belos passos!
Para acalmar, meditação

Fazer as crianças ficarem paradas e quietinhas é um verdadeiro desafio. Mas se você conseguir silêncio por tempo suficiente, tente fazer todo mundo meditar. A chave é prestar atenção na própria respiração e esquecer o resto. Se não der certo, pelo menos se torna uma brincadeira diferente com a turminha.
Vá ao parque

Se sua cidade ou alguma vizinha tiver um parque de diversões, ao menos um dia de diversão está garantido. Sempre tem brinquedos para todos os gostos, inclusive o seu! Independente da idade, todo mundo vai poder brincar.
Brinque ao ar livre

Você sabia que o Brasil tem um monte de parques naturais para conhecer? São áreas de preservação repletas do melhor que a natureza deu ao nosso país, onde é possível fazer os mais diferentes tipos de atividades, de esportes radicais até curtir uma prainha e conhecer bichos diferentões.
Pegar praia

Se você não mora em uma cidade litorânea, vai ter que pegar a estrada. Mas sempre vale a pena o trabalho e o investimento. A criançada adora curtir o mar e brincar na areia - e os adultos também, né?
Fazer um boneco de areia

Boneco de neve a gente não consegue fazer no Brasil, mas se você for para a praia, dá para fazer um de areia. É só lançar a ideia e as crianças vão entrar em ação. Depois do boneco, eles ainda podem fazer outras esculturas, dando forma à imaginação!
(Imagem e gifs: Acervo Disney)
       

11 ideias para curtir as férias com as crianças


Diversão

11 ideias para curtir as férias com as crianças

Juntamos dicas criativas para entreter os pequenos durante o recesso escolar do inverno.

11 ideias para curtir as férias com as crianças
Férias a todo vapor e, como nem sempre é possível fazer uma grande viagem em família, o jeito é encontrar alternativas para entreter a garotada.
O bom é que dá para sair da rotina mesmo sem sair da cidade, sabia?
Conversamos com algumas mamães e reunimos aqui dicas interessantes e criativas para você colocar em ação com os pequenos nessas férias.
1. Brincando de chef de cozinha
Quando o assunto é comida, a diversão é garantida entre mães e filhos. A ideia da brincadeira é juntar o apetite com a vontade de aprender. "Adoro cozinhar, mas nunca tenho tempo. Meu filho até que come bem, mas quando me ajuda na cozinha, come muito melhor. Então, gosto de criar pratos gourmet e saudáveis em versões kids: tudo muito colorido e com aparência bonita e divertida. É uma ótima forma de juntar um hobby meu a algo funcional para a saúde do meu filho, além de ele se sentir mais útil e realizado por poder me ajudar", conta a coach Raphaela Maia, mãe do pequeno Fran, de 3 anos.
2. Viagem rápida e divertida
Mesmo que você não tenha tempo - ou dinheiro - para viajar por muito tempo nas férias das crianças, que tal pensar um minipasseio em algum sítio ou parque perto da cidade? Raphaela está planejando fazer da primeira "viagem" do filho uma grande aventura. "Quero levá-lo a um lugar em que pudéssemos acampar, estar em contato com a natureza, os animais, ar puro, em uma casa de campo ou sítio, e montar a barraca ao lado de fora. Assim, se eu precisar de algo importante, terei tudo à disposição, mas ainda vai dar para curtir os sons noturnos, ter mais contato com a natureza, observar o céu e estimular a imaginação dele", diz.
3. Fazendo arte
Já que os pequenos têm energia para dar e vender, que tal aproveitar tudo isso de forma artística? A mamãe Tatiane Lisboa adora fazer o que ela chama de "dia da pintura" com o filho, Luiz Guilherme, de 5 anos. "Colocamos tintas no chão de casa e pintamos a tarde inteira", conta. Uma ideia legal é disponibilizar cartolina para os pequenos e, assim que a tinta secar, colocá-la em uma moldura - a arte vira um quadro para decorar o quartinho.
4. Atividade extracurricular
Mesmo de férias, os pequenos podem - e devem! - continuar a aprender. Tatiane Lisboa sempre leva o pequeno ao cinema, em exposições e também para assistir peças teatrais infantis. "Ele ama e fica supercurioso", acrescenta.
5. Dia ao ar livre
Com as temperaturas agradáveis, que tal passar o dia todo explorando a cidade e os parques?! Tatiane leva o pequeno Luiz Guilherme para andar de skate em áreas verdes e públicas de São Paulo. Assim, ele aprende um novo esporte, socializa com outras crianças e também faz exercício físico. A coordenadora pedagógica do Colégio Teresiano, da PUC-Rio, Marília Dias, dá uma superdica: "Vale até dar uma volta no quarteirão de casa para ver as árvores da vizinhança, identificando cada uma delas depois. Descubra nomes científicos, quais seus frutos. Pais e crianças aprendem juntos!”, sugere.
6. A origem de tudo
Essa ideia é para deixar as crianças ainda mais curiosas e animadas com as brincadeiras durante as férias. A pedagoga Marília Dias aconselha apostar em uma verdadeira missão: desenhar uma árvore genealógica. "Com papel, fotos e boa memória, os pais explicam aos filhos como a família foi se formando até a entrada deles em cena. Os avós também podem ser entrevistados para aumentar a história, mostrando as raízes e origens de cada membro da família", explica ela.
7. Ajudando o próximo
Já que, durante as férias, as crianças acabam nem vendo os amiguinhos da escola, a ideia é criar novas amizades e ainda fazer o bem. A pedagoga aconselha visitas a abrigos de idosos, hospitais, creches: "Esse pode ser o primeiro passo para ações sociais futuras", acredita. Desse modo, os pequenos interagem com realidades diferentes da sua, ficam mais atentos aos desperdícios de alimentos, ao consumo excessivo de objetos materiais e se tornam mais "humanos".
8. Acampamento
Taí uma ideia criativa: brincar de acampamento dentro de casa. A pedagoga Ellen Flor sai da rotina com seus três filhos de forma simples. "São necessários somente um lençol ou tecido grande, cadeiras ou camas ou sofás. Dá para acomodar ainda almofadas, lanternas, livros de histórias. Meus filhos amam", conta a mamãe de Letícia, de 7 anos; Davi, de 1 ano e 9 meses; e Levi, de apenas 1 mês.
9. Decorando o quartinho
Depois de doar roupas e móveis que já não serão utilizados, Ellen Flor organiza uma nova brincadeira com os pequenos: repaginar os quartos. "Cada criança escolhe um tema para seu próprio espaço e opta por diferentes móveis e acessórios. Vale também emoldurar desenhos que eles mesmo fizeram e espalhar pela casa. A decoração fica com um toque de cada um”, diz.
10. Caça ao tesouro
A ideia é prática e manterá os pequenos ocupados por horas durante os dias de férias. Ellen conta que esconde algum objeto e os filhos saem juntos em busca dele pela casa. "Quem encontrar é o próximo a esconder”, explica. Para deixar a brincadeira ainda mais interessante, vale criar prêmios para quem achar o maior número de objetos mais rápido.
11. Assistindo TV de um outro jeito
Mesmo com tantas atividades, às vezes é inevitável que as crianças fiquem algumas horas de frente para a TV. Mas, para o diretor pedagógico Ascânio João Sedrez, do Colégio Marista Arquidiocesano, essa também pode ser uma "brincadeira" educativa que os pais podem participar. "Assista TV junto com as crianças e os estimulem a fazer perguntas sobre o que veem: personagens, linguagens. Crianças e adolescentes precisam que seu pensamento crítico seja estimulado. Registre em um quadro alguns aspectos a serem observados nos vários tipos de programas de TV e aprimore o diálogo em casa sobre esses pontos", aconselha.
(Foto: Getty Images)

25 ideias para distrair as crianças

                                   

Dentro de Casa

25 ideias para distrair as crianças

Seu filho só reclama que não tem o que fazer e seu repertório de atividades já está no limite? Essas dicas podem ser uma bela ajuda

25 ideias para distrair as crianças
A energia e o pique das crianças parecem não ter fim, não é mesmo? Bem diferente da lista de brincadeiras que nós, mamães, temos guardada na manga.
Depois de inventar de tudo e mais um pouco, chega aquele momento em que já não sabemos mais o que fazer para entreter os filhos.
Eles, por sua vez, não economizam nas reclamações por não terem nada a fazer… É, bem tenso mesmo!
Mas se desesperar não adianta, tampouco ceder à televisão ou tablets da vida para que a turma mirim se aquiete.
Nessa árdua tarefa de encontrar atividades para a garotada, resolvemos listar uma série de opções para você renovar seu estoque de possibilidades. Tem dica de mamãe que vive a mesma situação que você. Tome nota!
  1. Invente histórias. “Uma brincadeira que eles adoram é um começar uma história e outro tem que continuar do ponto que o primeiro parou. A gente cria história, um complementando o gancho do outro. Eles amam!”, conta Luciana Cristhovam, mãe de Sofia, 8 anos, e Theo, 4 anos e meio, de São Paulo (SP).
  2. Resgate brincadeiras de rua.
  3. Faça um piquenique dentro de casa.
  4. Banque o cientista.
  5. Prepare cupcakes.
  6. Aposte na tradição. “Para tirá-lo dessa era de brincadeiras tecnológicas, estimulo e brinco com ele com aqueles jogos que nós curtíamos na infância, como pega-vareta, quebra-cabeça, jogo da memória”, compartilha Paula Kelly Siqueira Voltarelli Cunha, mãe de João Vítor, 5 anos, e de Luís Gustavo, 2 meses, de Palmas (TO).
  7. Confeccione máscaras
  8. Monte (e brinque com) um jogo de argolas ecológico.
  9. Divirta-se com sombras. “Fecho as cortinas, pego uma lanterna e brincamos de teatro de sombra com as mãos, inventando histórias conforme vão aparecendo as sombras. Eu brincava assim quando era pequena e repito com eles”, diz Suzana Falango, mãe de Diego, 9 anos, e Thiago, 13, de São Paulo (SP).
  10. Construa um castelo igual ao da Cinderela.
  11. Brinque de médico como a Doutora Brinquedos.
  12. Treine o português. “Quando ela está entediada, sugiro a brincadeira do Stop, que ela adora. Entra todo mundo na dança: eu, a irmã, os avós...”, conta Francismara Primon, mãe de Marianne, 10 anos, e Isabella, 17, de Califórnia (PR).
  13. Invista nos jogos de tabuleiros (melhor ainda se feitos por vocês).
  14. Chame Anna e Elsa, de “Frozen – Uma Aventura Congelante” para brincar.
  15. Faça mímica. “A gente brinca muito de mímica, eles adoram!! Vale mímica de filme, de bicho, de palavra, de várias coisas”, conta Luciana.
  16. Estimule o contato com a natureza. “O João Vítor gosta de brincar na terra com seus caminhões e máquinas de engenharia. Dessa forma, sei que ele também se diverte muito e de maneira mais saudável”, avalia Paula Kelly.
  17. Embarque numa tarde divertida entre mãe e filhos pintando juntos.
  18. Desenhe. “Quando não tem com quem brincar e eu não a deixo usar o tablet, a Mari desenha e faz projetos para o Minecraft dela”, acrescenta Fran.
  19. Monte um “cabeça de grama”.
  20. Transforme meias em fantoches.
  21. Faça de conta que está em um circo.
  22. Encene com massinhas. “Outra brincadeira que a gente faz bastante é pegar massinha, montar personagens e ambientes e criar historinhas também com os bonequinhos e cenários”, relata Luciana.
  23. Construa uma cabana ao lado de um sofá, com lençol, almofadas e mantas.
  24. Monte uma fantasia de super-herói usando roupas do papai e da mamãe.
  25. Brinque de basquete com bolas de papel e um cesto de lixo.

Quais outras sugestões você acrescentaria?
(Foto: Getty Images)
       

               

 

 

Como distrair as crianças nas férias

B11
Julho é mês de férias e as crianças ficam animadas para descansar, viajar, brincar e aproveitar ao máximo os dias de folga. Porém o que é um alívio para as crianças passa a ser, em alguns casos, um período de aflição para os pais, onde a maioria continuam no trabalho e em outros casos porque ficam sem opção de entretenimento. Confira algumas dicas para tornar as férias do seu filho mais animada e divertida:

É muito bom aproveitar esse período mesmo se for apenas quando chegar em casa após o trabalho ou nos finais de semana, afinal, descobrir novas maneiras de diversão e curtir momentos em família é muito importante para o bom desenvolvimento das crianças e o seu também. Veja só!
1º Resgate os momentos familiares neste período. As férias valem para acordar mais tarde, fugir das responsabilidades e ter a tarde livre, mesmo que seja só no final de semana. Reúna as crianças, chame os avós e procure fazer programas juntos. Em casa, por exemplo, vocês podem criar atividades divertidas como brincadeiras, teatrinhos ou até mesmo preparar um doce ou bolo em família.
2º Separe um dia para organizar quartos e brinquedos. Muitos gostam de ajudar os pais nas obrigações de casa. Por mais que isso passe uma ideia de trabalho e obrigação durante as férias, essa atividade pode se transformar em uma rotina para os pequenos e fazer também com que eles se sintam responsáveis por uma tarefa diária da casa.
3º Crie clubinhos para seus filhos. Reúna alguns dos amigos e tente criar atividades próprias de acordo com a idade deles. Pesquisas apontam que os jogos e brincadeiras são importantes para o desenvolvimento das crianças no ensino. Assim, procure limitar o período da criança em frente à TV e computador. Outros jogos (palavras cruzadas, jogo da memória, xadrez, caça palavras), diferentes dos eletrônicos, ajudam a criança a desenvolver o raciocínio e construir o conhecimento de forma descontraída durante as férias.
4º Estimule a leitura. Mesmo que o período seja de férias, ler com seus filhos pode ser uma oportunidade de criar um elo com eles e demonstrar que a leitura durante as férias ajuda a criança a não perder o ritmo de aprendizagem. Muitas livrarias oferecem até mesmo programações com contadores de histórias. Se preferir, seja você mesmo um contador e crie uma atividade diferente e divertida com as crianças.
Por mais que distraí-los durante este período não seja uma tarefa fácil, existem brincadeiras saudáveis que podem ajudar você. Sendo assim, não há motivos para deixar seus filhos na monotonia durante as férias. Aproveite este momento, crie atividades e saiba curtir cada vez mais os seus pequenos

15 programas para fazer com as crianças nas férias



Como é difícil distrair as crianças durante as férias, né? Principalmente quando a gente não consegue tirar alguns dias de folga para viajar junto com eles. Então, o jeito é pensar em ideias criativas para curtir com as crianças durante todo o mês. E nada de deixar os pequenos em frente à TV o dia todo. Essas 15 ideias vão fazer as crianças aproveitarem as férias de um jeito divertido e bem diferente!
01. Tinta, muuuita tinta
Para exercitar a criatividade dos pequenos, aposte nas tintas. Seja à dedo ou com pincéis, em telas ou cartolinas, presenteie as crianças com uma boa quantidade de tintas guache e deixe que a imaginação tome conta. Eles vão adorar, principalmente a sujeira!
02. Um jardim só deles
As crianças adoram fazer atividades “de adultos”. Então, uma ótima maneira de entreter os pequenos durante as férias e tirá-los de frente da TV – e de quebra, ainda ensinar o senso de responsabilidade – é ajudando-os a criar e cuidar do próprio jardim. A obrigação de plantar a muda e regar a plantinha todos os dias ensina ainda a respeitar a natureza, ser fiel às suas obrigações e trabalhar a coordenação motora.
criança regando planta
03. Teatro de fantoches
Com tantas opções de videogames e jogos no iPad, as crianças perderam o costume das brincadeiras mais antigas. Um teatro de fantoches é ótimo para trazer esse espírito saudosista de volta. E esqueça o roteiro pronto. Dê um boneco para cada criança e deixe que eles inventem a história. Você? Será a plateia, e só!
04. Pequenos na cozinha
Que tal uma receita fácil e gostosa para deixar as crianças se virarem na cozinha? Uma ideia? Um bolo de chocolate bem recheado para eles saborearem depois! O que importa é que cada um tenha sua função, seja enrolando massas, separando os ingredientes, misturando tudo… É farra na certa! Só não deixe de supervisionar cada momento e ficar responsável pelo forno e pelas facas.
criança cozinhando
05. História em quadrinhos
Se as crianças acham que ler durante as férias é muito cansativo, que tal ajuda-las a criar suas próprias histórias em quadrinhos? Compre cartolina, separe a régua e as canetinhas e deixe a criatividade dos pequenos tomar conta. Ajude a criar os balões para as falas, mas a história e os desenhos têm que ser só deles.
06. Dia de princesa com as meninas
Que tal uma tarde dessas férias para passar só entre meninas, fazendo a unha, massagem, cabelo e maquiagem? Se sua filha for daquelas que vira e mexe está experimentando seus batons, ela vai adorar a surpresa!
criança make
07. Brincadeiras de rua
Pipa, amarelinha, carrinho de rolimã. Existem tantas brincadeiras antigas que as crianças mal ouviram falar… Já pensou em usar essas férias para mostrar aos seus filhos como você se divertia na infância? Além de adorarem aprender brincadeiras novas, vocês vão passar bons momentos juntos dividindo histórias.
08. Piquenique
Se você conseguir tirar uma tarde do trabalho para ficar com os pequenos, uma boa ideia é fazer um bom piquenique as com as crianças. Lembra do bolo de chocolate que vocês fizeram juntos? Coloque na cesta junto com outras delícias. Além de tirar a molecada de casa, eles vão adorar fazer um programa diferente e em meio a natureza.
piquenique
09. Teatro
Empreste suas roupas velhas, sapatos, bolsas e chapéus que você não usa mais para fazer de fantasia. Peça que seu marido faça o mesmo para os meninos. Ajude a montar um cenário com lençóis e travesseiros. Que tal participar da brincadeira? Sendo atriz ou público, você escolhe. O importante é deixar as crianças curtirem o momento e se divertirem com uma história inventada por elas.
10. Noite do pijama
Leve colchões e travesseiros pra sala para toda a garotada. Aliás, que tal montar uma cabana? As crianças adoram uma boa bagunça! Prepare a pipoca e um balde de bala e chocolates (hoje pode, vai?). Lanternas também dão à noite do pijama um toque todo especial. E pra fechar essa noite de férias, vale a pena liberar o horário de dormir pra um pouquinho mais tarde, vai? Eles merecem!
Dicas-festa-do-pijama
11. Guerra de bexigas
A ideia é boa, rende boas risadas, mas vale lembrar que as férias são em julho, o inverno chegou então eu só recomendo nos dias mais quentes, ok? Compre um saco de bexigas, encha com água e divida igualmente as bexigas entre as crianças. Corra para o parque ou para o quintal e seja a juíza dessa competição. Vai ser divertido e as crianças vão adorar a brincadeira.
12. Jogos de tabuleiro
As opções são muitas. Seja de raciocínio, sorte ou corrida, os jogos de tabuleiro são ótimos para serem jogados em família, principalmente depois do jantar, onde cada um costuma “ir para o seu canto”. Entretanto, é bom vocês deixarem combinado quantas partidas vão jogar, afinal, as crianças estão de férias, mas os pais ainda trabalham na manhã seguinte, lembra?
Family Playing Board Game At Home
13. Karaokê pra entreter e divertir
Aqui não tem segredo. Ligue o karaokê no DVD e deixe rolar. Nessas férias geladas, separe um edredom quentinho aumente o volume do karaokê e deixe as crianças soltarem a voz com suas músicas favoritas. As risadas são garantidas.
14. Cineminha
Deixe as crianças escolherem os filmes, separe a pipoca e se joguem no sofá. Uma boa ideia pra essas férias é deixar o cineminha para o fim de semana, assim dá pra passar a tarde toda colocando seus filmes em dia e se divertindo com a garotada. Que tal?
filme-criancas
15. Videogame. Por que não?
Mas quando eu digo videogame, não é para deixar a criança na frente da televisão sozinha as férias todas. O videogame é uma boa ideia, sim, se for aproveitado em família. O Wii é uma ótima opção para entreter os pequenos e ainda unir pais e filhos em uma verdadeira competição. Que tal uma disputa entre meninas e meninos? Ou entre pais e filhos? As crianças vão se divertir e vocês vão adorar deixar a vida adulta de lado pelo menos um pouquinho. Pode apostar!
Bjs,
Fabi Scaranzi